terça-feira, 8 de junho de 2010

O fim de um ciclo, para sempre relembrado

Eram cerca de 8 e meia da manhã de um dia de Setembro de 2007... cheguei atrasado à sala F10, onde se viria a dar a apresentação da nova turma de 3º ciclo, o 7ºA.

Chego, peço licença e sento-me sozinho a tentar ouvir o que já tinha ouvido nos outros dois anos.
Uma mulher alta, de cabelos encaracolados de óculos olha a nova turma com um ar sério, mas ao mesmo tempo a tentar manter a plateia do seu discurso motivada... só foquei a seguinte citação:

"O meu nome é Carla Louro Gonçalves e para além de ser vossa Directora de Turma, serei a vossa professora de Língua Portuguesa..."

É me entregue uma caderneta vermelha junto com um folheto [Regulamento Interno] seguido do toque de campaínha...

É Segunda-Feira... ainda inseguro por haver parte da turma com a qual nunca tinha dirigido palavra, entro para a aula de Português e tenho os seguintes companheiros de carteira... ao meu lado, uma tal de Inês Melo e atrás de mim, um desconhecido David Gabriel e a Márcia(já a conhecia).

A partir daí, o tempo passava, com uma turma ainda pouco habituada aos novos colegas, mas esse 'problema' resolveu-se rapidamente.

Após um mês dessa nova experiência, o 7ºA já se podia designar uma turma... já havia união! A Márcia e o David na mesma mesa podia-se chamar 'o caos'... muita asneira, mas no fim, muito riso com tudo aquilo...

Para o 3º período realizámos mais um teste de Francês... aí, o David já tinha saído do lado da Márcia e passou para o lado da Catarina... muito copianço... mas mesmo assim, uma situação insólita, mas ao mesmo tempo hilariante foi a 'fusão' de nomes entre esses dois colegas... não é que no teste da Catarina Fernandes estava escrito 'David Fernandes'?
O quanto a gente se riu com isso... (:

Realço especialmente a solidariedade que havia nesta turma... porque com a Inês Melo, eu ajudava(ou fazia o teste... por vezes) dela em Geografia, mas em História, quem me deu um 4 foi ela... =P

___________

Foi o fim do 7ºA, era o final de Junho, mas uma onda de 'vamos ver-nos para o ano' invadiu a turma, não havendo assim grande tristeza na despedida...

Era de novo Setembro, mas agora, em 2008... O Tiago Roque saiu, entraram o Cláudio, o Gonçalo e o Tiago(O Cláudio veio do 7ºD e os outros dois do 7ºE).

Lembro-me também... estava-me a rir com o Miguel com a entrada destes... o Cláudio não estava presente na altura...

Na B16, na apresentação, em vez de estar a professora Carla estava uma professora notavelmente 'baixa' que tinha-nos dado Francês no ano passado... mudámos de D.T...

Quase a meio da apresentação, alguém batia a porta... era o Cláudio... com um ar de sono a sentar-se na carteira mais distante da sala... o Miguel ria-se de novo...

O mesmo discurso, a recepção da Caderneta e do Regulamento Interno, e mais 90 minutos de um novo ano...

Era o 8ºA!

Mudei do meio para a direita, para o lado da Mariana Rodrigues... rapidamente, a 'Loira' trocou com o Gonçalo Jardim, tendo este a feliz sorte de ser meu colega de carteira...

A F8 era a nossa 'casa' enquanto estávamos em aulas.

Um galo imaginário num teste diagnóstico de Português resultou no 'Horácio', e ainda está assim... x)

Eu e o Gonçalo ríamo-nos por cada aula que passava... alguém era apanhado com pastilha, ou simplesmente, uma 'injecção de gases fisiológicos' vinda do desconhecido invadia a sala inteira...

Realço especialmente este 'tipo' de acontecimentos devido ao facto da D.T uma vez ter impestado a sala de perfume por culpa duma dessas 'injecções'... mas como habitual, uma risada geral alegrava a turma, e isso já era motivo suficiente para se considerar 'sortudo' em estar alí... (:

_________

Mais um ano que passou... com o tempo a voar, já éramos finalistas na D.Pedro IV.

Infelizmente, o Miguel saiu da turma, reprovado, mas sempre foi um membro da turma, acolhido por todos... Só saiu na sala de aula, de facto...

Deu entrada o Gonçalo Santos na turma.

Sempre fomos uma turma unida, com o lema de 'um por todos e todos por um' em prática.

Os rapazes, jogavam à bola, as raparigas preferiam conversar...

Sempre a viver cada minuto com 'vida', motivados, sempre em frente, o tempo ia passando, até que infelizmente chegou a altura de dizer adeus... o dia 8 de Junho.

18:30... tocava a campaínha... chegou a hora! Abraços e algumas lágrimas corriam nas caras de algumas pessoas... chegou o fim deste ciclo... como alunos da D.Pedro IV.

Apesar de ter chegado a hora, há que relembrar todos os momentos que esta família viveu ao longo destes 3 anos...

  • As descobertas do Alex(as pombas voam...)
  • A energia da Priscila
  • Os momentos de esquecimento, mas de muito riso do Bruno
  • A simpatia da Catarina
  • O 'não quero ser lamechas' mas com o espírito orgulhoso do Cláudio, x)
  • A comédia em pessoa que é o David
  • [Eu não sei... digam vocês... XD]
  • O talento para as 'cuecas' do Gonçalo Jardim
  • Os 'enterros', mas o bom coração do Gonçalo Santos
  • A boa disposição do Gui
  • A falta de paciência, mas ao mesmo tempo, uma excelente pessoa, a Inês Sousa
  • O 'continente Português' descoberto pela Inês Melo
  • A boa relação da Márcia com a prof. de Geografia XD
  • O bom português da Mariana Rodrigues...
  • O brasileirismo da Mariana Marques para as novelas comigo.
  • Os recordes da Mariana Freire em chegar primeiro às aulas...
  • A minha 'Black Momma' XD (Natália)
  • O talento para desenhar do Pedro
  • O Esquentador Ricardo! XD
  • O 'brazuca', mas o soberbo Tiago...
  • E por último, mas não menos importante, a 'queda' do Miguel para as quedas XD
Foram poucos dos muitos momentos e características que fazem esta família... para não falar do 'C' de Sapato, dos meus chutos, que na maioria das vezes só acabavam na rua... e do talento da Inês Sousa para ensinar novas teses filosóficas, como... 'o que é um Auto-Suicídio?'
Os 'vervos' da professora Gina Barros, e do talento de escrever poesia nas cadernetas da professora Clara Teixeira...

E muito mais...

Agora... agora não muda nada... não é por acabar o 9º ano que vai também acabar o 9ºA.
Tal como disse, somos uma família... e para a Inês e para a Priscila... só estamos a uma escola de distância... =)

Os momentos são para ser sempre recordados, e os membros desta família também...

Em vez de saírem lágrimas dos vossos rostos, que se criem sorrisos, sorrisos esses que se criam ao pensar "Sou do 9ºA, sempre!"

É com orgulho que pertenci a esta turma... com a ajuda de todos tornei-me no que sou hoje... (tirem a parte da estupidez... essa é mesmo minha... XD)

Declarar um 'amo-te' ou um 'obrigado' é pouco para exprimir a felicidade que sinto ao saber que faço parte desta família... mas em vez disso, pronunciem uma palavra que resume tudo o que é isto... '9ºA!'

Relembrando as lágrimas que correram hoje nos rostos de algumas pessoas, e eu armado em herói a dizer que não chorava e tal... olhem... enquanto escrevo isto choro eu... de tristeza e de alegria.
Tristeza porque de facto é triste não ter grandes momentos durante 3 meses... com esta turma... o que nos faz sorrir diariamente!
Alegria... porquê? Porque... SOU DO 9ºA!

OBRIGADO POR TUDO! ='D

14 comentários:

  1. Horacio foi o teu melhor post de sempre... Acredita que eu próprio a ler este post também chorei, o chorar é exprimir um sentimento, o sentimento de pertencer a uma grande turma o 9ºA, apenas a MELHOR TURMA e por isso AGRADEÇO A TODOS POR TEREM FORMADO ESTA FAMÍLIA, TDS CONTRIBUÍRAM TDS SÃO DIFERENTES MAS TDS SE JUNTAM PARA UMA COISA, PARA A NOSSA UNIÃO DE FAMÍLIA!!! Por isso aqueles que talvez não consigam ficar junto de nós, tem-nos sempre no coração e desde que não nos esqueçam tambem não vos vamos esquecer =') Por isso fico por aqui e volto a realçar ORGULHO-ME DE PERTENCER AO 9ºA!
    Alex =')

    ResponderEliminar
  2. DIOGOOOOO isto estaaaa espectacularrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr a serio muito bom mesmo, inspiras te te .
    e eu nao disse aquilo do continente portugues mas pronto.

    Melo

    ResponderEliminar
  3. e bem Diogo!!!

    ASS: Bruno Pinto

    ResponderEliminar
  4. ESTA ESPETACULAR +.+ adoro mesmo.. ias me fazendo chorar --' :b e tens razão.. adoro ^^ sim.. temos que ter alegria porque nos fazemos parte deste grupo espetacular ^^ no final muito unidos.. e nos tivems com cada momento.. cada queda.. cadas parvoices xDD muito boas, então e os vervos da stora e de todos os nossos bicos ahahah bjO marina rodrigues :)

    ResponderEliminar
  5. Horácio isto tá lindo és o meu brazuca de novelas rasca e sempre o seras ADRT MEU BOM AMIGOO nunca vou esqucer as nossas mil e uma conversas tontas e completamente psicos!!! @
    És único!!! Beijões !! Melhor familia do mundo e tenho mts de orgulho em dizer que faço parte dela e nunca mais quero deixar de o ser <3<3<3 amovos a todos pessoal para sempre mesmo... xD ass: Mariana Marques

    ResponderEliminar
  6. LINDOOOOOOOOO HORÁCIOO *-* puseste.me a chorar vê lá (também não é dificil :p) o melhor post de sempre lindo lindo *.*

    Pris :)

    ResponderEliminar
  7. quase que me puseste a chorar pá :b

    tás aqui horácio <3 :P

    Jorge

    ResponderEliminar
  8. OMG diogo =')
    Este texto diz muito a todos nós,
    todos os momentos, todos os risos, TUDO DE TUDO @

    Com todos, tornei me naquilo que sou, e tu nao foste excepção. Criámos laços todos de maneira 'soberba' ^^
    Com isto tudo, choras tu e choro eu. Não são lágrimas de tristeza. São lagrimas de orgulho e de alegria. De orgulho, por ter feito parte desta turma que me viu crescer e que participou nela

    ''As memórias nao vão ficar nas palavras que estão a ser ditas nesta roda. As memórias vão ficar para sempre no minha memoria. No meu coração'

    PARA SEMPRE <3

    Beijinhoo Catarina =')

    (David Fernandes :b o que a gente se riu com isto definitivamente ^^)

    ResponderEliminar
  9. Horácio está muito bom! Concordo com todos embora alguns partam sempre ficaremos unidos e nos lembraremos que pertencemos á melhor turma que já passou na D.Pedro IV! ADORO-VOS A TODOS nunca se esqueçam de onde vieram e quem vos fez melhores, a grande turma 9ºA FOR EVER!!!!! RICARDO ANTUNES

    ResponderEliminar
  10. Bolas. Eu que tinha dito que não ia chorar mais do que aquilo que chorei na escola. Mas prontes, comecei a chorar outra vez (:
    Sei que não tive cá no sétimo ano mas, estes dois anos com vocês aprendi mais do que todos os anos em que tive noutras turmas.
    Uma turma tão unida, dá me alegria, orgulho e todos os outros sentimentos de felicidade =X
    Sei sem duvida que esta foi a melhor turma em que já estive e em que irei tar porque, todos nos completa mos @
    Para sempre 9ºA <3
    O post tava mesmo excelente, li agora outra vez e vieram MAIS UMA VEZ as lágrimas aos olhos xD

    Gonçalo J.

    ResponderEliminar
  11. Esta brutal!
    Nao tive na 'sala' (como diz o H xD) mas sempre que podia ia ter com vocês no intervalo e muitas das veses saia de ao pé de vocês atrasadíssimo (era quando vocês entravam xD) e às veses ia ao Conselho por causa disso (estupidez da stora de PT... enfim!) mas sempre gostei de estar com vocês, desde o 7º ate agora, mesmo quando fazíamos uma rodinha e o David dizia: ''Miguel... turma!'' xD
    Sempre foram 'brutais' alguns menos outros mais...
    E qual é o problema de eu ter uma queda para as quedas? xD como o Tiago disse uma vez: Tens um Íman no rabo que te mete no chão!
    E tambem tenho Orgulho de dizer que eu fiz parte do 9ºA de uma maneira ou de outra! xD

    Bjo e Abraço,
    Miguel Campos!

    ResponderEliminar
  12. (Bem, aqui vai a minha contribuição :D)

    Já to tinha dito ontem, mas aqui fica oficial: este post está lindo! Absolutamente fantástico, único, um retrato resumido dos três anos em que formámos a nossa família.
    Devias ter revelado este teu talento para reportagens mais cedo, pá, para relatares tudo o que se passou efectivamente (porque muito vai ficar para trás sem nos lembrarmos). No entanto, mesmo que nos esqueçamos, vamos sempre ter a certeza de que existiram bons e grandes momentos - tal qual numa família.

    SOMOS GRANDES, 9ºA@
    Inês Sousa

    ResponderEliminar
  13. UAU!!! GANDA "TESTAMENTO"
    Quem diria que tinhas tanto jeito para escrever diogo! =D
    Eu li isto e quase imaginei as vossas aulas xD (pelo menos penso ter conseguido =P)
    Este texto é mesmo um "testamento" deixado para a tua turma. Uma maneira de sempre se lembrarem de quem foram e como isso marcou três (demasiado curtos) anos =)
    Não pertenci à vossa turma, apesar de quase metade de vocês já terem estado juntas na nossa antiga (e GLORIOSA) turma do 5º e 6ºC =], mas de uma maneira ou de outra (através de pequenos intervalos ou de sms) interaji com você todos!
    Realmente o 9º ano foi fenomenal!! E os outros também!! xD

    Rafael do 9ºD

    ResponderEliminar

Deixem aqui o vosso comentário.

Antes deste ser publicado, terá de ser aprovado pelo autor.

Relembra-se que todo o tipo de comentários ofensivos ou com conteúdo impróprio serão denunciados e, mesmo que usem uma conta anónima, ficarão proibidos de comentar por tempo definido pelo autor.

Força!