quarta-feira, 2 de junho de 2010

(Mais) Um desafio

Na semana passada, vi no meu e-mail uma mensagem da comunidade de fãs de Metal online à qual pertenço.(Não vou revelar qual é)

Ora... abro o e-mail e vejo que se trata de uma entrevista que, a meu ver, achei interessante, e que vou publicar aqui.

Aviso que, para alguns, os termos usados podem ser como 'chinês' XD.
Mesmo assim, acho que, mesmo que o Metal seja um estilo tão sujeito a preconceitos, é interessante saber as opiniões e os pontos de vista que justificam o gosto pela 'música pesada'.

Comecemos então! XD

Como começaste a gostar de Metal, e porquê?

Comecei o meu contacto com este estilo no 6º ano... por influência de um amigo da mesma idade, que, com apenas 11 anos, para além de um fanatismo enorme por Metal já tinha t-shirts de Metallica e Iron Maiden... um caso raro, mas até era engraçado... x).
Nunca ligava muito... antes era 'igual' aos outros em termos de música... ouvia Pop... muito raramente gastava parte do meu tempo a ouvir Metal.
No 8º ano, é giro dizer-se que 'a besta acordou' XD.
Comecei por ouvir Anthrax, Rammstein e, claro, Metallica e agora... aqui estou... ouço de tudo o que é Metal e Hard Rock, e, actualmente, só ouço isso... abri os olhos e vi o que, para mim, é realmente música...
Quanto ao 'porquê'... porque gosto de música que transmita muita energia aos seus ouvintes.

Para além de Metal, tens algum tipo diferente de música que gostes?

Sim... gosto muito do que tem instrumentos 'diferentes' (menos conhecidos).
Por vezes, se os misturarmos com Rock, ou até Metal, dá misturas muito engraçadas... x)
Tipos... Rock, algum House e Clássica... adoro música trabalhada...

Agora discutindo sobre a actualidade... o que achas que faz os media discriminarem e olharem de lado o Heavy Metal?

É uma questão que eu também coloco... mas acho que a maior parte das pessoas associa o 'Metaleiro' ao alcoólico ou ao drogado... o que, escusado será dizer, um erro enorme!
A visão geral das pessoas aos 'Metaleiros' é um triste cabeludo e feio, que adora o Demónio e Satanás... e que vive num mundo negro pela sua forma de pensar e vestir.
Também é importante referir que um 'Metaleiro' não tem de ter a cabeleira farta e andar de preto... eu, por exemplo... tenho cabelo 'curto' e ando vestido de cores diferentes.
Quanto ao preconceito dos media, é totalmente errado, como é óbvio... 'Metaleiros' são humanos... e, dos que eu conheço(não são poucos, acreditem), nenhum deles é violento nem nada que se pareça... Mas algumas pessoas já me chegaram a dizer que eu só sei ouvir barulho... que não tenho juízo... enfim... o que interessa...?
Quanto ao preconceito de 'amigos' ou colegas, geralmente é uma coisa 'pequena'... nasce sempre de uma crítica ao Metal e por resposta a isso...

E achas que, se os meios de comunicação abrirem mais tempo para a discussão do HM, este ficará a ganhar?(Mais fãs... e isso...)

Sinceramente... não. Quase tudo o que é música difunfida pelos Media... vão me perdoar... não presta! Não têm objectivo musical, mas sim, comercial, e isso não é música... é querer dinheiro ao aproveitar-se disso!
O Metal nunca precisou disso... vive dos fãs, e isso faz dos 'Metaleiros' uma família unida por um só objectivo: Viver e ouvir o nosso som!
Num concerto de Metal todos estão unidos... há sempre grande companheirismo entre os fãs... falo por experiência própria...
Este RiR, por exemplo, notava-se uma diferença entre o dia 27[Fonzie, Xutos, Snow Patrol e Muse] e o dia 30[SoulFly, Motorhead, Megadeth e Rammstein].

No dia 27, foram, salvo erro, 83 mil pessoas.

Note-se que no concerto dos Fonzie só 5 mil ou 7 mil estavam no Palco Mundo.

No dia 30 foram 36 mil pessoas... 32 mil estavam já a ver o concerto dos SoulFly, e, dou os meus parabéns a esta banda... fizeram uma abertura invejável e aqueceram da melhor maneira os fãs 'Metaleiros'!

Esta prova chega, não?

E quanto ao que as rádios passam... tens opinião?

Actualmente detesto grande parte do que as rádios passam... só há uma rádio que passa boa música e, essa sim, tem objectivo musical... a Antena 3! Os meus parabéns a essa rádio... deve ser a única rádio que eu acho que vale a pena ouvir, porque para além do bom conteúdo que passa, tem espaço para todos os géneros musicais, até o Metal (Alta Tensão) com um indivíduo que é conhecido do meu pai, mas quem, com grande pena minha ainda não tive a oportunidade de conhecer... é o maior e melhor difusor do Heavy Metal em Portugal, António Freitas.

Bandas e vertentes do Metal favoritos, quais são?

Bandas... vão rodando, mas nunca são esquecidas XD. Agora tornei-me fã de três bandas pelas quais me 'apaixonei' no Domingo ao vê-las no RiR (SoulFly, Motorhead e Megadeth, Rammstein já conhecia...).
Meto os Motorhead no topo da lista... pois tem uma mistura interessante do Speed Metal com o Rock 'n Roll... gosto bastante.
Vertentes... talvez o Thrash Metal... gosto de todas mas esta é a minha preferida.
Também adoro Doom e Death Metal.

Por último, mas não menos importante... aconselhas as pessoas a prestar mais atenção a este estilo de música?

É sempre bom saber que alguém gosta da nossa música... mas cada um tem os seus gostos e respeito isso... logo, só ouve quem quer... quem não quer sequer experimentar ouvir... que se lixe! XD
Agora a sério... eu dou a conhecer aos meus amigos o que gosto... mas sei sempre que o mais provável é ouvir uma resposta negativa... dizem que tenho um ouvido estranho... mas enfim... não há um estilo que agrade a todos... enfim... é a música! (:
________________________________________________

Foi tudo... brevemente... mega-reportagem do RiR 2010! : D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem aqui o vosso comentário.

Antes deste ser publicado, terá de ser aprovado pelo autor.

Relembra-se que todo o tipo de comentários ofensivos ou com conteúdo impróprio serão denunciados e, mesmo que usem uma conta anónima, ficarão proibidos de comentar por tempo definido pelo autor.

Força!